23/09/13

O crânio de Castelao (28 Setembro, 18pm)

Apresentação por Carlos Quiroga e Xavier Queipo
Livraria Orfeu

Projecto que nasceu no encontro internacional Galego no Mundo. Latim em pó, que decorreu em Santiago de Compostela inserido na programação da Capital Europeia da Cultura no ano 2000. A iniciativa do professor Carlos Quiroga, 11 escritores lusófonos de Galiza, Portugal, Brasil, Cabo Verde e Timor escreveram um folhetim policial. O folhetim fala da desaparição do crânio de Alfonso Daniel Rodriguez Castelao da sua localização actual no Panteón de Galegos Ilustres.

 Ao tempo que em Sermos Galiza, a história da perda do crânio de Castelao foi publicada semanalmente pelo jornal “O Rascunho” do Brasil, mas também pelo Jornal de Letras de Portugal, virando assim num projecto editorial singular por se ter publicado em três cabeceiras de três países ao tempo. O 23 de Julho de 2013 a editora editora Através apresentou o livro em Compostela com a presença dos escritores Carlos Quiroga, Manuel Miranda, Quico Cadaval e Xavier Queipo.

Trata-se de um romance policial cuja acção se desenvolve em torno ao roubo da caveira de Castelao do Panteón de Galegos Ilustres e que leva o protagonista a uma viagem por quatro continentes na procura da “relíquia” desaparecida.

As personagens transitam de Compostela a Lisboa, de Mindelo a Ilha do Pico, nos Açores, para fechar o círculo em Timor Oriental, onde o caso se resolve de jeito definitivo.

Depois de o Catedrático de Medicina, o Professor F., envolver o seu discípulo na procura do crânio de Castelao roubado do Panteón de Galegos Ilustres em Compostela, começam uma série de peripécias escritas por Carlos Quiroga (Galiza), Miguel Miranda (Portugal), Antón Lopo (Galiza), Bernardo Ajzenberg (Brasil), Suso de Toro (Galiza), Germano Almeida (Cabo Verde), Quico Cadaval (Galiza), Possidónio Cachapa (Portugal), Xavier Queipo (Galiza), Luís Cardoso (Timor) e Xurxo Souto (Galiza), que levaram o protagonista aos lugares mais inesperados.

Livraria Orfeu 43, Rue du Taciturne | Willem de Zwijgerstraat,43 - 1000 Bruxelles | Brussels 1000
28 de Setembro, às 18 h - Entrada Libre - Entree Libre